× Entre em contato pelo WhatsApp

Notícias do mercado imobiliário

Quais os documentos necessários para a venda do seu imóvel?

É necessário separar os documentos pessoais, ou seja, de quem vai fazer a venda da casa ou apartamento, e também da propriedade em si. São eles:


Do imóvel

  • Certidão da Matrícula atualizada, vintenária, com negativa de ônus e alienações, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão negativa de tributos e taxas municipais incidentes sobre o imóvel;
  • Folha de rosto do carnê de IPTU do ano atual, e cópia das parcelas pagas do mesmo exercício;
  • Certidão negativa de débitos condominiais, para imóveis em condomínio.


Da pessoa física (vendedor)

  • Certidão negativa do cartório de protestos;
  • Cópia da cédula de identidade (RG) ou outro documento de identidade como CNH ou passaporte;
  • Certidões negativas dos distribuidores de ações cíveis, família e sucessões, falências, concordatas, recuperações judiciais e extrajudiciais, execuções fiscais e juizados especiais, da Justiça Estadual;
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão negativa do distribuidor da Justiça do Trabalho;
  • Comprovante de estado civil – certidão de casamento ou nascimento, atualizada;
  • Certidões negativas dos distribuidores de ações e execuções cíveis, criminais e fiscais, da Justiça Federal;
  • Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.


12/03/2023 Fonte: Apê11