× Entre em contato pelo WhatsApp

Notícias do mercado imobiliário

Comprar apartamento novo ou usado: qual o melhor?


Por Emilly Ferreira Cassiano em 6 de março de 2023

É normal ter essa dúvida quando se trata do primeiro imóvel. Afinal, ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. Neste texto, nós vamos te ajudar a decidir entre comprar apartamento novo ou usado. Confira a seguir!


Qual a diferença entre comprar apartamento novo e usado?

A resposta pode parecer óbvia, certo? Com um você mora em uma unidade nova enquanto a outra já foi ocupada por outros moradores anteriormente. Porém, escolher entre esses imóveis implica em outras questões que podem ser decisivas para a sua compra. Não só os aspectos físicos do imóvel mudam, mas também o preço, a forma de pagamento e a relação de custo benefício.


Apartamento novo

Ao falar em apartamento novo, podemos nos referir às unidades vendidas na planta, em construção ou prontas para morar. As duas primeiras opções têm suas particularidades, pois ainda serão construídas ou finalizadas. Na maioria dos casos, isso significa que a forma de pagamento é diferente.

Como forma de atrair compradores interessados, as construtoras costumam oferecer opções flexíveis, como porcentagem de entrada entre 5% e 10%, por exemplo. Além disso, o mesmo apartamento vendido na planta e já concluído pode ter preço diferente. Afinal, as melhores oportunidades aparecem no lançamento do projeto. Comparado ao apartamento usado, essa é uma vantagem.

Similarmente, há o fato de que comprar apartamento novo possibilita morar em uma propriedade atualizada, com as últimas tendências do mercado. As construções mais recentes têm focado em moradias com cada vez mais conveniências, como academia, pet place, business place, espaço beauty e muito mais.

Sem contar que, além do cheirinho de casa nova, você economiza com reformas e reparos que podem ser necessários ao se mudar para unidade usada.


Apartamento usado

No entanto, comprar apartamento usado é sinônimo de agilidade. Normalmente, essas residências já têm toda documentação regularizada e podem ser entregues em até 30 dias úteis após a compra. Ainda, não é necessário esperar anos para se mudar, que é o caso de quem compra um apartamento na planta, por exemplo.

Outro ponto positivo dos imóveis usados é o preço por metro quadrado. Os lançamentos imobiliários são mais compactos, embora o custo por m² permaneça em alta. Nessa lógica, os apartamentos antigos oferecem mais espaço por um valor semelhante ou até inferior a essas novas unidades.

Logo após, vem a vantagem dos preços mais em conta. Mesmo os imóveis usados com ótima localização têm valor relativamente mais baixo, quando comparados aos apartamentos novos.


Como escolher entre apartamento novo ou usado?

Dito isso, chega o momento da decisão. Essa parte fica por sua conta, e para escolher entre comprar apartamento novo ou usado, você deve estabelecer prioridades. Faça uma comparação entre o que cada imóvel oferece e as suas necessidades.

Enquanto um oferece pagamento flexível e acompanha as tendências do mercado, o outro tende a ter preço por metro quadrado mais vantajoso e processo ágil. No fim, é você quem decide qual o melhor.


Gostou do texto? Você pode ler outros artigos do blog ou conferir nossos apartamentos à venda.

Créditos: Apê11

12/03/2023 Fonte: Apê11